Dez importantes estátuas ou esculturas de Nova York

estatuas em nova york
A cidade de Nova York tem uma estátua muito conhecida que é um de seus mais importantes pontos turísticos. É claro que estamos falando da Estátua da Liberdade, não poderia ser outra se não o presente francês que fora montado com dinheiro arrecadado após uma campanha de um jornal local. Mas a cidade possui uma infinidade de estátuas ou esculturas de bronze fundido, algumas são tão importantes quanto a mais famosa e outras pouco conhecidas, mas que também tem sua história para contar.

Em uma viagem à Nova York vale também sua atenção para essas representações artísticas que estão espalhadas por todos os cantos da cidade. Algumas delas particularmente escondidas e outras estrategicamente bem posicionadas para serem admiradas e fotografadas. Não perca mais tempo e confira a seguir quis são as dez estátuas ou esculturas mais importantes na cidade de Nova York.

1. Estátua da Liberdade
Liberty Island
estatuas em nova york
A estátua da Liberdade é tão importante na cidade de Nova York que é um símbolo da cidade. Visitar a estátua, seja apenas na ilha olhando para ela ou mesmo entrando nela e subindo até o seu topo, faz parte de qualquer roteiro turístico e é parada obrigatória para quem visita a cidade. Pelo menos em uma viagem é preciso ir até lá. Feita em cobre, a estátua foi um presente da França aos Estados Unidos. A estátua fica em Liberty Island e é preciso pegar um ferry para ir até lá. No retorno é feita uma parada em Ellis Island, onde enconra-se um museu com a história da imigração dos Estados Unidos que vale à pena a visita também.

2. Touro de Wall Street
Bowling Green Park
estatuas de nova york
Após a crise na bolsa de valores de 1987, Arturo de Modica teve a ideia de fazer o Touro como uma forma de mostrar a força dos americanos em superar os problemas. Ele gastou toda seus dinheiro, cerca de 360 mil dólares e então protestou colocando o Touro na Broad Street, em frente ao prédio da Bolsa de Valores, no dia 15 de dezembro de 1989. A polícia apreendeu a peça, mas logo ela acabou sendo reinstalada, desta vez Bowling Green, ganhando até cerimônia de inauguração no dia 29 de dezembro de 1989. Virou atração turística e é ponto de parada obrigatório para quem visita a Wall Street.

3. Atlas
Rockefeller Center
estatuas de nova york
O Atlas representa a figura de um homem segurando o mundo e está em frente ao Rockefeller Center, no centro de Manhattan. Foi feita em bronze no estilo Art Deco e instalada no ano de 1937. A estátua tem a altura de um edifício de quatro andares e chama muito a atenção das pessoas que passam pela famosa Quinta Avenida. Se você entrar na Catedral de São Patrício, que fica bem em frente, e fizer uma foto próximo ao altar, mas virada para a frente da Igreja, verá que o Atlas irá aparecer perfeitamente inteiro no espaço da porta da Igreja. Talvez seja necessário agachar para fazer essa foto.

4. Fearless Girl
Bowling Green Park
estatuas em nova york
A mais jovem das esculturas e a mais destemida delas. Feita em bronze fundido e com apenas 110m de altura, a Fearlesse Girl foi encomendada por uma empresa para comemorar o aniversário de um fundo de ações que defende as mulheres ocupando altos cargos no mercado financeiro, que é dominado por homens. Instalada em fevereiro de 2017 em uma posição onde "enfrenta" o Touro de Wall Street, com as mãos na cintura e o queixo erguido, a estátua acabou se tornando um símbolo das mulhers e do movimento feminista e da diversidade de gênero. Muitas polêmicas acabaram surgindo e a estátua virou notícia no mundo inteiro. Seu tempo de permanência no local foi adiado até fevereiro de 2018. Muitos querem que ela continue no local, mas mesmo que não fique deve ganhar um espaço na cidade para continuar sendo visitada e admirada.

5. Joana d'Arc
Riverside Park
estatuas em nova york
Em sua inauguração no ano de 1915 cerca de mil pessoas estavam presentes, atualmente a estátua de Joana d'Arc parece ter sido esquecida. Muitos ainda tentam responder a pergunta - Por que há uma estátua de Joana d'Arc em Nova York? Queimada em 1431 aos 19 anos, esta santa francesa tem uma história fascinante. Um dos motivos da estátua feita em tamanho real é o fato de ser a primeira estátua que representou uma mulher de verdade, já que as outras eram mulheres fictícias. Além disso, junto com a Estátua da Liberdade, reforça a amizada entre Estados Unidos e França. Assim sendo um passeio em Riverside Park faz com que a visita à estátua de Joana d'Arc torne-se indispensável.

6. Angel of the Waters
Central Park
estatuas em nova york
A fonte de Bethesda é uma das grandes atrações do Central Park e praticamente um símbolo do maior parque de Manhattan. No seu centro está mais uma importante estátua cuja imagem é inconfundível. Trata-se do Anjo das Águas, que foi projetada por Emma Stebbins em 1868 e revelada em 1873. Na parte de baixo da escultura de bronze estão quatro querubins que representam Temperança, Pureza, Saúde e Paz. Tudo que todos querem na vida e que irão ter se um dia puderam passar por lá.

7. Cristovão Colombo
Columbus Circle
estatuas de nova york
Cristovão Colombo descobriu a América, então é natural que se tenha uma estátua sua e que ela seja muito importante. Em Nova York ela ganha ainda mais importância. Fica lá no alto de um monumento, no topo do mundo, e se não bastasse em um lugar que homenageia sua importância também, Columbus Circle, uma área nobre da cidade que já foi até nome de filme. Inaugurada em 1892 ela comemorou os 400 anos do descobrimento da América. No 500º aniversário, em 1992, uma reforma foi feita na estátua. Em 2017 a estátua correu o risco de ser removida e sofreu vandalismo. Medidas de segurança foram tomada e a estátua segue em seu local para ser visitada por aqueles que tiverem interesse.

8. Prometheus
Rockefeller Center
estatuas em nova york
Uma lista com apenas dez estátuas é muito pequena para tantas estátuas espalhadas pela cidade de Nova York. Mesmo assim vale incluir nessa restrita lista algumas estátuas que, se não fosse o local onde estão inseridas, talvez não estivessem por aqui. Isso acontece justamente com a estátua de Prometheus. Ela fica no Rockefeller Center, assim como o Atlas, mas está na praça central, onde tem uma pista de patinação no gelo. Essa pista é mais um símbolo do Rockefeller Center, uma grande atração turística e, se não fossem as bandeiras de vários países ao redor e também a estátua de Prometheus, tão típica e reluzente, talvez a pista não teria o sucesso e a plasticidade visual que tem.

9. José Bonifácio de Andrada e Silva
Bryant Park
estatuas de nova york
O Brasil está em Nova York representado pelo Patriarca da Independência. A estátua de José Bonifácio fica no Bryant Park, em Manhattan, e foi inaugurada em 1955 após a realização de uma competição que foi patrocinada pelo governo brasileiro. Na época ainda fora doado cerca de 60 mil dólares para que fosse feita a base da estátua no parque. A localização original da estátua era no canto noroeste do Bryant Park, mas em 1990 ela foi movida para perto da Avenida das Américas, entre as ruas 40 e 42. Para quem gosta da história do Brasil vale a visita quando estiver em Nova York.

10. George M. Cohan
Times Square
estatuas de nova york
George M. Cohan foi um artista que atuou como cantor, ator, produtor, roteirista e muito mais. Ele se apresentava nos teatros da Broadway e, talvez, não seja muito conhecido fora dos Estados Unidos. Sua estátua, no entanto, mesmo que ninguém saiba que é ele que está lá, é muito conhecida e famosa. É o mesmo caso do Prometheus e isso acontece porque ela está bem no meio do coração de Nova York, no olho do furacão de Manhattan. Bem lá na Times Square, um dos pontos turísticos mais visitados de Nova york e de todo os Estados Unidos.

0 comentários:

Postar um comentário