Dez prédios de esquina em Nova York

adoro nova york blog
Falar em esquina é falar em algo extremamente comum em qualquer cidade do planeta. Basta o simples encontro entre duas e ruas e pronto, temos quatro esquinas formadas. Assim sendo, construir um prédio em uma dessas esquinas também não é nenhum absurdo, eles estão lá em grande parte delas. Mas o que será então que torna a cidade de Nova York especial? Lá estão várias esquinas como em qualquer outra cidade, porém com uma diferença peculiar. O plano de ruas de Nova York deixou a região de Miditown Manhattan quase toda certinha com suas ruas retas de rio a rio e as Grandes Avenidas no sentido Downtown Uptown, não havia mais aquele caos de Lower Manhattan, na ponta da ilha, porém ainda assim havia algo peculiar.

Lá do caos vem a Avenida Broadway, a mais conhecida da cidade ao lado da Quinta Avenida, mas ela diferente de todas, pois ela vem cortando Manhattan em uma diagonal. Ao encontrar as ruas retas e as Avenidas também quase retas, acabou formando esquinas diferentes, que ao contrário do famoso angulo de 90 graus, acabaram formando triângulos no meio da cidade. Os dois triângulos mais famosos e com prédios neles são naturalmente os da Times Square, mas tem muitos outros pela cidade e com belíssimos prédios neles. O melhor detalhe nos prédios de esquina destes triângulos são a sua entrada bem na esquina, mas a maioria destes triângulos na cidade não tem prédios, e sim praças e parques.

Neste caso, portanto, está listas dos dez prédios de esquina em Nova York não irá trazer apenas os edifícios das esquinas em formato de triângulos, mas sim todos aqueles que sejam belos, estejam em uma esquina e tenham a sua entrada principal justamente na esquina.

1. Flatiron Building
175 5th Ave, New York
adoro nova york blog
O Flatiron Building é muito conhecido por ter sido um dos primeiros prédios dos chamados arranha-céus que foram construídos em Nova York. Ele recebeu esse nome porque quando visto de cima e por estar em uma esquina formato triângulo, acaba tendo a forma semelhante a de um ferro de passar roupas. O prédio oi inaugurado em 1902, e está localizado entre a a Quinta Avenida, a Broadway e a rua 23rd. No total são 87 metros de altura com 22 andares. Logo em frente ao prédio está o Madison Square Park, o local é belíssimo e o prédio proporciona diverosos ângulos para fotos incríveis, além é claro sua arquitetura única e bela.

2. The Ansonia
2109 Broadway, New York
adoro nova york blog
Arquitetônicamente falando o The Ansonia talvez seja uma dos mais belos prédios na cidade de Nova York, sendo um pouco menos famoso que o Flatiron Building. Aparentemente ele está em uma esquina normal, mas se você olhar no mapa verá que ela é levelmente inclinada. Isso acontece porque estamoas novamente na Broadway, que ali perto forma o parque Verdi Square em formato triângulo quando cruza com a Avenida Amsterdam. É um prédio incrível para ser fotografado e possui também uma história incrível, onde o primeiro proprietário manteve no alto dele uma pequena fazenda para servir aos moradores e hóspedes alimentos frescos como leite e ovos, pelo menos até o dia que a prefeitura proibiu!

3. Alwyn Court
180 W 58th Street, New York
adoro nova york blog
O Alwyn Court está em uma esquina normal de 90 graus, mas ele merece seus destaque na lista. Em primeiro lugar pela belíssima arquitetura, em segundo lugar porque tem sua entrada bem na esquina. Não é uma entrada tão bela como a do The Ansonia, mas mesmo assim se destaca e também proporciona uma linda vista e fotos maravilhosas. São apenas doze andares e antigamente os apartamentos eram grandes, mas tiveram que ser divididos depois da Grande Depressão. Está em uma área nobre, bem próximo ao Central Park.

4. Delmonico's
56 Beaver St, New York
adoro nova york blog
Aqui voltamos finalmente para uma esquina em formato de triângulo. Agora estamos na ponta da ilha de Manhattan, em meio a uma grande bagunça de ruas do século XVII. O prédio é lindo, em um lugar histórico e em algumas horas do dia pode ser misterioso talvez pela pouca luz natural que ali chega devido à muita sombra de outros prédios. Nele funciona um dos melhores restaurantes da cidade de Nova York, o Delmonico's, com preços exorbitantes, mas que proporcionam uma experiência inesquecível. Fica no coração do centro financeiro da cidade, próximo a Wall Street, onde dinheiro chama dinheiro!

5. Renwick Triangle
100-138 E 10th Stree, New York
adoro nova york blog
Como o próprio nome diz, mais uma esquina de triângulo. Estamos em East Village, ainda na rua 10, bem no começo, onde a malha viária ainda estava um pouco bagunçada. Isso foi bom para proporcionar lugares como esse, o Renwick Triangle, um pequeno prédio que, principalmente pelo local onde está localizado, atrai diversas pessoas que adoram fotografá-lo e contemplar aquelo que podemos chamar de paz e felicidade, um lugar perfeito onde muitos gostariam de morar para o resto de suas vidas.

6. Cocoa Exchange
1 Wall Street Court, New York
adoro nova york blog
Voltamos para o distrito financeiro, voltamos para a Wall Street e voltamos para um edifício triangular quase idêntico ao Flatiron Building. Trata-se do local onde está o Cocoa Exchange, conhecido também como 1 tribunal de Wall Street, e o prédio efetivamente não está na Wall Street, mas sim no encontro da Beaver Street com a Pearl Street, que culmina na Wall Street. Com estilo neo-renascentista, ele é belo e nostalgicamente lindo, foi usado no filme "John Wick", com Keanu Reeves, onde era chamado de Continental Hotel.

7. Joalheria Kwiat
773 Madison Avenue, New York
adoro nova york blog
Uma esquina normal de 90 graus como inúmeras na cidade. Em sua volta são mais três olhando para ela. Ali uma joalheria vendendo anéis de noivados caríssimos para selar a união entre duas pessoas que se amam muito. Tudo parece normal, mas o prédio com sua arquitetura ímpar e suas entrada pela esquina, com o famoso design arredondado como o The Ansonia são suficientes para chamar a atenção de qualquer um. Não tem a história do Alwyn Court, não tem a nostalgia do Cocoa Exchange, não tem a paz do Renwick Triangle, mas tem o suficiente para estar na sétima colocação.

8. Koyzina Kafe
62 William Street, New York
Vamos embora, mas acabamos sempre voltando ao Distrito Financeira, ao caos de Lower Manhattan e às suas ruas bagunçadas. Na William Street com a Cedar Street o ângulo é de quase 90 graus, mas ao contrário da maioria os construtores do prédio onde funciona o Koyzina Kafe lembraram de fazer a esquina arredondada e bela, com sua porta de entrada clássica bem ali. Isso faz uma diferença incrível e proporciona uma beleza única ao edifício. Os visitantes da cafeteria também agradecem às belas refeiçoes que fazem por ali.

9. Open Society Foundations
224 W 57th Street, New York
adoro nova york blog
Se mais cedo ao mais tarde voltamos ao Distrito Financeiro, então inevitavelmente voltamo à Broadway também. A Avenida segue em diagonal costando Manhattan de ponta a ponta, então é muito natural que volte a ter esquinas com prédios belos. Aqui é o prédio da Open Society Foundations, uma rede internacional de doações fundada pelo magnata dos negócios George Soros. O prédio é novo e está longe de ser arquitetonicamente maravilhoso como o The Ansonia ou o Alwyn Court, mas chama a atenção e tem sua entrada na esquina, que é tudo que presamos nesta lista. O mais interessante aqui é a grande área na região para observar o prédio, diferente do aperto do centro da cidade.

10. The O'Neill Building
655 6th Avenue, New York
adoro nova york blog
Para finalizar esta lista vamos ao The O'Neill Building, que é um caso particular de uma prédio que ocupou a quadra inteira da Sexta Avenida entre as ruas 20 a 21, que optou por uma entrada central, mas que não se esqueceu de deixar as esquinas belas e arredondadas, além de ter ainda uma entrada em uma delas, na rua 20, onde funciona o TD Bank. O Edifício O'Neill é uma antiga loja de departamentos, a Dry Goods Store de Hugh O'Neill. Logo atrás dele está localizado um cemitério.

0 comentários:

Postar um comentário