A bola de Ano Novo da Times Square

Considerada como uma das maiores festas de virada do ano de todo o mundo, o ano novo da Times Square também é visto como um sacrifício para quem por lá quer comemorar o Reveillon. O que mais se escuta falar é sobre a necessidade de chegar cedo para conseguir um bom lugar. Ficar horas e horas em pé, sem poder se alimentar direito e sem poder ir ao banheiro. Sem falar no frio intenso desse época do ano, onde as temperaturas podem chegar até menos 15ºC. Mesmo assim milhões e milhões de pessoas mergulham de cabeça nessa aventura, e por que? Simples, é um das maiores festas de virada do ano de todo o mundo! É claro que vale à pena sacrificar um dia de sua longa vida para viver um momento tão especial, sem falar que é um momento com uma história incrível que já tem mais de cem anos de existência.

Muitos não gostam muito de confessar, mas a festa da virada do ano na Times Square com a bola do tempo só acontece devido a um grande incidente com fogos de artifício. O dono do prédio do jornal New York Times, Adolph Ochs, adorava soltar fogos de artifício na virada do ano. Mas, um dia, cinzas quentes remanescentes dos fogos choveram pelas ruas da cidade e acabaram deixando várias pessoas feridas. A polícia acabou sendo obrigada a proibir que fogos de artifício fossem usados e então alguém decidiu 'roubar' a ideia brilhante da bola do tempo, que era usada na festa de Igreja Trindade. Assim, em 1907, a primeira festa de virada do ano com a queda da bola foi realizada em Times Square.

A primeira bola era feita de ferro e madeira e iluminada com cerca de cem lâmpadas incandescentes, pesava 320 kg e tinha 1,5 m de diâmetro. Essa bola durou até 1920, quando a segunda geração da bola foi introduzida na festa. Ainda com 1,5 m de diâmetro, ela foi construída com ferro e pesava 180 kg. A queda da bola, no entanto, foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, devido ao racionamento de energia. No lugar da quada da bola todos faziam um minuto de silêncio à meia-noite, acompanhados pelo som de sinos tocados a partir de alto-falantes em caminhões de som. Em 1955 a bola passou a ser feita de alumínio e seu pedo caiu para 68 Kg.

Na década de 1980 a bola recebeu luzes vermelhas em homenagem à campanha "Eu amo Nova York", com o objetivo de se parecer com uma maçã. Depois de dois anos com as lâmpadas brancas de volta, a bola mudou novamente em 1991, ficando vermelha, branca e azul para saudar as tropas da Operação Escudo do Deserto. Em 1995 foi introduzido um sistema de iluminação informatizado, contendo 180 lâmpadas de halogêneo e 144 luzes estroboscópicas, além de mais de 12.000 strass. Infelizmente o novo sistema totalmente automatizado acabou tendo um problema interrompendo uma queda e foi usado pela última vez antes de ser aposentado em 1999. Em seguida a bola passou a ser exposta em Atlanta.

Em 1998 uma nova bola fabricada pela Waterford Crystal entrou em cação e a cada ano novos patrocinadores fechavam contrato para a virada do ano na Times Square. No ano 2000 a estimativa era de que cerca de dois milhões de pessoas lotavam às ruas para assistir a famosa queda da bola. A partir do ano de 2008, para comemorar o centenário da quada da bola, um quinto projeto foi feito e nele foram usadas lâmpadas de LED para economizar energia. A bola atual tem um diâmetro de 1,8 m e um peso de 550 kg. No total são 9.567 lâmpadas que consomem uma quantidade de eletricidade equivalente a apenas 10 torradeiras.

O evento é transmitido pela TV ao vivo todos os anos. Pela Internet também é possível assistir a festa através de uma transmissão gratuita feita pelo próprio site oficial da Times Square. A programação começa cedo, bem antes da meia-noite, com várias atrações, shows de artistas famosos e distribuição de brindes dos patrocinadores. Desde 1996 um convidado especial é responsável por acionar o mecanismo que faz a bola descer e desde 2010 a queda de bola é sempre precedida de forma sincronizada pela interpretação da música "Imagine" de John Lennon.


0 comentários:

Postar um comentário