Os famosos táxis amarelos de Nova York

Em Nova York até os táxis são atração turística. Em sua característica cor amarela é inevitável não percebê-los pelas ruas, em todas as partes, onde quer que você vá. Mas o mais incrível é que, a partir de 2013, passaram a existir também táxis na cor verde limão, só que eles não podem pegar passageiros em qualquer lugar (incluindo aeroportos). Mas os verdes são a minoria, o que tem mais mesmo é carro amarelo, os chamados "medalhões".

Em março de 2014 haviam mais de 51 mil motoristas, incluindo homens e mulheres, com licença para dirigir um táxi medalhão autorizado na cidade de Nova York. Toda a operação é feita pela empresa privada "Taxi and Limousine Commission Nova York" que no início dos anos 2000 contava 13.605 licenças para táxi medalhão, um número que já fora bem maior em outros tempos.
As coisas nem sempre foram assim no início do século passado, porém em 1908 já haviam 700 táxis rodando pela cidade. Muitas empresas abriram negócio e prosperaram, a tarifa era de 50 centavos de dólar por cada milha percorrida, um valor que só era acessível para os relativamente ricos.

Por volta de 1930 haviam cerca de 30 mil motoristas de táxis em Nova York. Em 1937 os sistema de licenças por medalhões, que está em vigor até hoje, começou a ser introduzido e uma regulamentação mais rígida começou a ser feita. O número limite da lei permite 16.900 táxis nas ruas, mas o número caiu para 11.797 em 1996. Em 2009 o número de licenças concedidas estava em 13.237.
Pela dificuldade em se conseguir novas licenças, hoje o custo gira em torno de U$ 1 milhão, muitos táxis clandestinos surgiram pela cidade, principalmente em lugares onde os táxis medalhões não chegam com mais frequência. Por isso, em 1967, a cidade passou a obrigar que todos os táxis medalhões fossem pintados de amarelo, afim de diminuir a quantidade de táxis clandestinos.

No início dos anos de 1970 houve um aumento na criminalidade contra taxistas. Em cerca de nova meses houve 3.000 roubos e nova motoristas mortos. Em meados dos anos de 1980 os imigrantes passaram a dominar os táxis amarelos de Nova York. Hoje 82% dos motoristas são de origem estrangeira.
Aos poucos o famoso e icônico Checker Taxi Cab foi sendo substituído por novos modelos. Nos anos de 1990 o Ford Crown Victoria tornou-se o sedan mais amplamente utilizado, junto com modelos como o Honda Odyssey, o Isuzu Oasis, o Chevrolet Venture, o Ford Freestar e o Toyota Sienna. Em 2005 começou a ser feita a introdução de veículos híbridos elétricos, como o Toyota Prius e o Ford Escape.

Em 2014 o Nissan NV200 foi escolhido para ser o táxi do futuro em Nova York. Para saber se um táxi é oficial e regulamentado você pode ver o medalhão colocado no capô de cada um dos 13.347 táxis medalhões de Nova York. Normalmente um motorista de táxi tem uma receita bruta média anual de 90.747 dólares e um lucro líquido de U$ 49.532.











0 comentários:

Postar um comentário