Roteiro básico de viagem para Nova York

Milhões de turistas vão para Nova York todos os anos vindos de todas as partes do mundo, e sempre tem alguém indo pela primeira vez. Desta forma resolvi elaborar um roteiro básico padrão com as principais atrações turísticas da cidade, aqueles lugares que você não pode deixar de ir jamais se nunca tiver ido e que provavelmente não irá novamente caso já tenha passado por alguns deles.

Tenha sempre um mapa à mão, principalmente se ele tiver informações sobre as estações de metrô. Andar de metrô em Nova York é muito fácil e rápido, mas você muitas vezes fará diversos percursos à pé, principalmente no meio da ilha, na região próxima à Quinta Avenida entre a rua 30 até o Central Park.

Times Square
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoTimes Square é a famosa "Praça do Tempo" na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Acaba por ser melhor definida como um grande e largo composto de vários cruzamentos de ruas. Toda a área está localizada na junção da Avenida Broadway com a 7ª Avenida, exatamente entre as ruas 42 Oeste e a 47 Oeste, bem na região central de Manhattan. É uma área extremamente comercial, onde todos os prédios são obrigados a instalar letreiros luminosos, para propósitos de publicidade. Eles ficam acesos durante o dia e a noite, tornando-se assim uma das maiores atrações da cidade. Até abril de 1904 era conhecida como "Longacre Square", nome original dado pelos colonizadores britânicos. O local teve seu nome mudado em função da construção do edifício que durante muitos anos serviu para abrigar os escritórios centrais do jornal New York Times, o Times Building, hoje conhecido como One Times Square.Se você for à Nova York provavelmente irá passar por lá várias vezes durante a sua viagem, isso é algo inevitável pois se trata de um lugar encantador. E além dos famosos teatros da Broadway, também vale à pena entrar nas lojas de chocolates ‘Hershey's’ e "MM", no restaurante da ESPN e não deixe de ir ao museu de cera ‘Madame Tussauds’, sem dúvida alguma um programa que vale muito o dinheiro pago no ingresso. Se por acaso for o fim do ano, tente passar por lá o Reveillon, que é sem dúvida alguma um acontecimento inesquecível.

Empire State Building
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoO Empire State Building é um arranha-céu de 102 andares localizado próximo à 5ª Avenida entre a 34th e a 33th Street na cidade Nova York. O su nome deriva do apelido do estado de Nova York. Foi considerada uma das estruturas mais altas do mundo por mais de quarenta anos, desde a sua conclusão em 1931 até que fosse concluída a construção da Torre Norte do World Trade Center no ano de 1972. Logo após a destruição do World Trade Center em 2001, o Empire State Building recebeu novamente o título de edifício mais alto da cidade de Nova York. Como será que o King Kong conseguiu escalar esse enorme prédio!!!?Não tem como ir à Nova York pela primeira vez e não subir no alto do Empire State Building, mesmo que seja obrigado a enfrentar uma fila gigantesca já dentro do prédio, onde é muito quente e cheio de medidas de segurança que o façam tirar o casaco e tudo mais que tiver. Quando você chega lá em cima e se depara com aquela visão da cidade é algo indescritível, o silencio predomina, todos provavelmente ficam sem ter o que dizer diante de um momento tão marcante. Suba no final da tarde para ver o pôr do sol ou opte por uma visita noturna, ver a cidade do alto à noite toda iluminada é extremamente fascinante.

Rockefeller Center
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoO Rockefeller Center ou também Rockefeller Plaza, é um complexo de 19 edifícios comerciais que ocupam uma área de 89000 metros quadrados entre as ruas 48th e 51st na cidade de Nova York. Ele foi construído pela família Rockefeller e está localizado no centro de Midtown Manhattan. As atrações turísticas são várias, vão desde patinação no gelo em frente ao principal edifício até o Radio City Music Hall e a sede da NBC, em cujo estúdio 8H é gravado o célebre Saturday Night Live.Se for época de Natal ainda tem a belíssima árvore montada todos os anos e sem dúvida a maior atração de todas que é subir no topo do prédio, o famoso Top of de Rock. Vale à pena subir durante o dia, principalmente se você optou por subir à noite no Empire State, porque terá uma visão diferente e também porque é possível ter uma ampla visão do Central Park, sem dúvida uma imagem que jamais sairá de sua mente. Aproveite para ir na St. Patrick´s Cathedral, bem em frente, na 5ª Avenida.

Madison Square Garden
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoO Madison Square Garden, ou MSG, é um complexo de quatro arenas esportivas na cidade Nova York. O local muito conhecido mundialmente também abriga lutas de boxe e diversos eventos como shows de música e outros acontecimentos notáveis. É sem dúvida alguma uma das arenas mais lendárias do mundo. Não exite em comprar ingressos para eventos no MSG, mesmo que tenham um preço salgado, pois você viverá mais uma experiência incrível e inesquecível.Pode ser show de música ou esporte, jogos do New York Knicks pela NBA são fantásticos, a torcida é fanática e vai ao delírio com a vitória da equipe local. O New York Ranges joga pela liga de Hóquei no Gelo (NHL) e o New York Liberty atua pela WNBA. Não deixe de visitar a loja do Knicks e comprar uma lembrança, vale à pena também optar por comer o famoso cachorro quente de Nova York dentro do MSG, é mais confiável que optar por um carrinho na rua. É só dar uma olhada na agenda antes de viajar e garantir a sua diversão.

Estátua da Liberdade
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoA Estátua da Liberdade é um monumento localizado na entrada do Porto de Nova York desde 28 de outubro de 1886. Comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos. O presente dos franceses veio desmontado de Paris e na época o então prefeito de Nova York realizou uma grande campanha para arrecadar dinheiro e montar a estátua. A cor era completamente diferente ganhando esse tom esverdeado ao longo dos anos. É mais um ponto turístico da Big Apple que não pode deixar de ser visitado por um viajante que vai até lá pela primeira vez.Você pode comprar um ingresso com antecedência para poder subir na estátua, mas recentemente (2011) parece que foi fechado para reformar. Sendo assim compre um ingresso no dia, bem cedo de preferência, tipo 7 horas da manhã, pois as filas são enormes. Você vai entrar em um ferry e ir até a ilha da estátua, ficar bem perto e fazer ótimas fotos. Depois pega outro ferry até Ellis Island (aparece no filme "Hitch, Conselheiro Amoroso". É a ilha dos imigrantes e você aprende um pouco sobre a história dos Estados Unidos. Depois pega outro ferry e volta para Manhattan, é um passeio demorado, mas muito satisfatório e prazeroso de ser feito. Aproveite!

Wall Street
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoA Wall Street é uma rua que corre na Manhattan Inferior, e é considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova York, onde se localiza a bolsa de valores de Nova York, a mais importante dos Estados Unidos e do mundo. Não há muito o que se ver além da rua em si, a fachada da bolsa de Nova York que é muito conhecida e rende uma boa foto, além da estátua e museu de Abraham Lincoln, sem falar é claro no famosíssimo touro que fica na calçada e é outra parada inevitável para fotos.Da para aproveitar também e ir até o Marco Zero, onde ficavam as Torres gêmeas do World Trade Center. Apesar do local ser considerado um ponto turístico, com museu, lojinhas, vários itens à venda e tudo mais, não o considero desta forma, porém vale uma visita como um ato simbólico de respeito às vítimas do 11 de setembro, pois apesar de tudo se tornou um lugar emblemático. Você pode ir também até a Praça Zuccotti, onde occoreu o movimento Occupy a Wall Street. Fica entre a Avenida Broadswy e a rua Trinnity.

Brooklyn Bridge
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoA Ponte do Brooklyn é uma ponte na cidade de Nova York, uma das mais antigas pontes de suspensão nos Estados Unidos, com extensão de 1.834 metros, e situa-se sobre o rio East, ligando os distritos de Manhattan e Brooklyn. O principal motivo desta ponte ser uma atração turística ao contrário da maioria das outras pontes é certamente toda a sua beleza, arquitetura, plasticidade e história. Você pode andar por todo o trajeto até o Brooklyn à pé, mas por se tratar de uma grande subida na primeira metade não vale muito à pena fazer isso, é extremamente cansativo. Se você chegar até a primeira parte de onde saem os cabos de aço já vai ter sido muito bom, da para fazer ótimas fotos, principalmente se for de manhã, obtendo um lindo contra luz com o sol vindo do leste.Cuidado com a parte da ponte destinada às bicicletas, muitos nova-iorquinos andam de bicicleta em Nova York e estarão usando a ponte para irem trabalhar, apressados e sem muita paciência com o turista desatento.

Central Park
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoO Central Park é um grande parque (com 341 hectares) dentro da cidade de Nova York. O parque, que existe há 150 anos, é considerado um oásis dentro da grande floresta de arranha-céus existente na região. É um lugar onde as pessoas podem diminuir o ritmo frenético, sentar em um banco e ler o jornal, conversar com os amigos, jogar, andar de bicicleta ou brincar com as crianças. É mais um lugar, como vários ou todos que já falei, onde o turista de primeira viagem não pode deixar de ir em hipótese alguma.No dia que for tenha o cuidado de ver antes a temperatura, se estiver calor não deixe de usar roupas leves e aproveitar muito, não se esqueça também de comprar sua garrafinha de água, hidratação é muito importante. Se você tiver muita disposição vale à pena andar por todo o parque, cuidado no final, onde fica o bairro do Harlem e é próximo ao bairro do Bronx. No lado da Quinta Avenida aproveite os vendedores nas calçadas com ótimos souvenirs e se tiver tempo sobrando entre no Museu da História Natural, no Museu da Arte Moderna e no Zoológico.

Grand Central Terminal
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoO Grand Central Terminal é um importante terminal ferroviário e metroviário localizado em Manhattan, Nova York. Inaugurada em 1903 é considerada a maior estação ferroviária do mundo, com 44 plataformas, em dois níveis, com 41 linhas no nível superior e 26 no inferior. Em média, 125 mil usuários passam por ela todos os dias. Olhando por fora, não parece um lugar muito interessante, ou muito turístico. Mas quando você entrar ficará surpreso com a beleza da estação, podendo olhar de baixo ou do alto e certamente se lembrando de vários filmes já gravados por lá, como o início de “K-Pax, o caminho da luz” com Kevin Spacey. Rende ótimas fotos tanto durante o dia como à noite também, pois é extremamente bem iluminada.A Grand Central TErminal fica perto do também iluminado Chrysler Building, um prédio que pode ser visto de longe e que rende boas fotos também. Recentemente foi inaugurada na Grand Central Terminal mais uma loja da Apple em Manhattan, vale a pena ir lá por esse motivo também, principalmente se você estiver pensando em comprar seu Mac.

Flatiron Building
Roteiro básico de viagem para Nova York roteiro padrão guia para Nova York New York City viajar baratoO Flatiron Building foi um dos primeiros arranha-céus construídos em Nova York, Estados Unidos, e tem esse nome por ter a forma semelhante de um ferro de passar roupas. Foi inaugurado em 1902, e está localizado entre a 5ª Avenida, a Broadway e a 23rd Street. Possui 87 metros de altura e 22 andares. É considerado um ponto turístico na cidade de Nova York principalmente por seu formato, onde faz literalmente um bico na ponta da rua estreita, bem parecido com o que acontece na Times Square.É possível entrar no Hall do prédio e ver um pouco da sua história, mas o mais interessante é vê-lo de fora mesmo. De frente para a ponta, inclusive, existe uma grande área livre, com praças e espaço para se deslocar o quanto quiser em busca do melhor ângulo para fotos, essa é sem dúvida alguma mais uma foto que você não pode deixar de ter em roteiro básico padrão para um turista de primeira viagem na cidade de Nova York.

Dica de Hospedagem
Se você procura economizar dinheiro, além de andar apenas de metrô usando o metrocard de uma semana, a dica é se hospedar em albergues com diárias que variam entre 30 e 40 dólares. Uma excelente opção sempre foi o Village Inn Hostel, que ficava na 27 E 7th St, perto da estação Astor Pl (linha 6 verde do metrô) e 8 St (linha amarela N e R), mas parece que não existe mais. É importante que uma reserva em hotel seja feita antes do seu desembarque nos Estados Unidos, independente da cidade para qual você viaja.


Dicas gerais
- Todo mundo pede desculpa o tempo todo, principalmente nas ruas quando esbarra em alguém, portanto esteja sempre pronto para dizer ‘sorry’ o tempo todo.
- Procure evitar ser parado por pessoas nas ruas que queiram falar com você, ignore e continue andando em frente.
- Não deixe de ir na cafeteria Starbucks, tem uma em cada esquina praticamente. Na Quinta Avenida tem uma dentro de um livraria que é excelente.
- Para sair do aeroporto JFK utilize o Air Train até a estação Jamaica, de lá pegue um metrô até Manhattan. Você paga ao sair do trem, custa 5 dólares, aproveite e compre também o metrocard.
- Se for andar de metrô lembre-se que para ir em direção à ponta da ilha (Marco Zero/Estátua da Liberdade) você deve entrar no lado onde está escrito downtown, se for para o outro lado (na direção do Central Park) opte pelo rumo a uptown. A maioria das estações é seprada, portanto se você entrou no lado errado terá que sair, dar a volta na rua e usar o metrocard novamente para entrar no lado que deseja ir.
- Lojas imperdíveis na Quinta Avenida ou região: Apple Store, NBA Store e Nike.
- Existem ingressos para vários pontos turísticos como o City Pass, mas às vezes eles não valem muito à pena pois você encontra cupons de descontos no Hotel e eles incluem muitos museus onde você está livre para pagar qualquer valor pela entrada.
- Os outros pontos turísticos que você pode ir são a Biblioteca Pública, o Chrysler Building, a Organização das Nações Unidas e o Yankee Stadium.

9 comentários:

DesignBrasil disse...

Nossa muito interessante as suas dicas adorei,vou em cada lugar desses quando estiver lá

marcelo disse...

Olá só pra colaborar a Times Square, não é a "esquina do tempo". Seu nome é devido ao local aonde existia a redação do famoso jornal The Times. Ok...

Plutonauta disse...

@marcelo: Muito obrigado Marcelo, já adicionamos a informação. Grande abraço.

Unknown disse...

Gostei muito das suas dicas.Anotei todas.Obrigada,Jaqueline e Davi

cosmo severo disse...

Eu amei as dicas, muito bem elaboradas e resumidas... Um bom guia turístico:-) Thank you.

that girl disse...

Adorei as dicas. Com certeza vou aproveitar pois vou para lá daqui a poucos dias. Luciana

Plutonauta disse...

@That Girl: Obrigado por comentar That Girl. Espero que aproveite bem e tenha uma excelente viagem!

Unknown disse...

Boa tarde a todos,vou a Nova York,em marco/2017,a primeira vez,gostareia de umna informaça~ço,de um bom Hotel de 4 estrela,ou 5 estrela na times,,gtato Mateus de Lima

Plutonauta disse...

Olá Mateus de Lima
A região da Times Square é boa pela localização, mas não é considerado um local ideal de hospedagem, muito barulho. Lá você encontra apenas hotéis de quatro estrelas que cobram caro por causa da boa localização.

Marriot Marquis - R$ 1.323 a diária
Millenium Broadway - R$ 957
Hilton - R$ 958
Paramount - 4 - R$ 806
Hampton - R$ 1407
Mela - R$ 1122
Crowne Plaza - R$ 1264
Residence Inn - R$ 1145

O Renaissance New York Times Square Hotel, com diária de R$ 1083, é considerado luxuoso.

Postar um comentário